Ciclo formativo
Mulheres nas Artes
O ciclo formativo Mulheres nas Artes promoverá uma série de encontros online para apresentação e o debate de ideias, o compartilhamento de saberes e produções de mulheres artistas, pesquisadoras, gestoras e produtoras que trabalham com diferentes linguagens artísticas e manifestações culturais.
Atividades formativas que pretendem visibilizar e fomentar processos de criação e realização de pesquisas e projetos culturais organizados e protagonizados por mulheres. Pretende-se ressaltar a importância de políticas para o fomento da autonomia econômica das mulheres e de sua presença, seu ser, pensar e agir para o enfrentamento de violências, a ampliação das liberdades, o fortalecimento de sua autoestima, o acesso à formação e geração de renda.
Uma programação de atividades desenvolvidas entre 16 de novembro a 04 de dezembro de 2020.
as atividades serão transmitidas online, com acesso livre a gratuito.
eixos temáticos
O assunto central das atividades será Mulheres na arte: Desafios e oportunidades para fortalecer a participação e o protagonismo das mulheres na produção artística e cultural, abordado a partir dos seguintes eixos temáticos:
Linguagens Artísticas
Audiovisual, artes visuais, arte urbana, cultura popular, música, teatro e literatura.
Ser Mulher
Maternidade, sexualidade, autoestima, machismo e violência.
Políticas Públicas
Legislação, articulação política e militância.
Economia da Cultura
Financiamento, formalização e dados.
Consciência Negra
Antirracismo, representatividade e responsabilidade.
Arte nas Periferias
Cena cultural: grafite, slam, saraus, rodas de samba e funk.
webnários
Serão promovidos 6 encontros através da web para exposição de ideias e conversas entre mulheres que pesquisam e trabalham com arte, cultura e comunicação. As temáticas serão tratadas a partir de suas pesquisas e experiências. Pretende-se estimular reflexões e proposições para fortalecer a participação das mulheres na economia da cultura, refletindo sobre os desafios e as oportunidades futuras.
oficinas e mentorias
Ao todo serão promovidas 10 oficinas artísticas e de desenvolvimento de projetos culturais que tenham as mulheres como protagonistas e em funções de liderança. As oficinas serão organizadas com reflexões e proposições de atividades práticas.
Ao final de uma série de oficinas sobre elaboração de projetos, produção, gestão, comunicação, economia, fomento e incentivo à cultura serão realizados projetos e ações para participarem de encontros de orientação para a viabilização de projetos e ações culturais.